sexta-feira, 3 de abril de 2009

"Nunca manhã suave
estendo seus raios pelo mundo,
depois da noite grave,
tempestuosa, negra, em mar profundo,
alegrou tanta nau, que já no fundo
se viu em mares grossos,
como a luz clara a mim dos olhos vossos…


– Para mim é das estâncias mais perfeitas de Camões.
– Nuno, tenho tanta pena de não assistir à tua comunicação... que chatice, as análises...
– Pois é, já não vais poder fazer claque com as moscas.
Filipe sorriu. – Mas depois dás-me o texto, para eu ler.
– Claro – disse Nuno. – No fundo é uma réplica ao teu lindíssimo trabalho; concretamente à parte sobre o lamento de Frondélio na Écloga I, onde eu achei que podia pegar na questão de outro modo… depois podemos falar do assunto se quiseres…
– A melhor coisa da minha vida são as nossas conversas.
Nuno fechou os olhos e respirou fundo. Ao abri-los retribuiu serenamente o olhar do Filipe. – Para mim também.
– Tenho estado a pensar no que aconteceu ontem... acho que as coisas já me estão a fazer mais sentido... Nuno, percebes o que eu quero dizer?
– Acho que sim, não sei...
– Mas atirar tudo ao ar, doa a quem doer... Nuno, não sei se sou capaz, estou num dilema terrível...
– Filipe, por mim as coisas serão como tu quiseres. Não vou pedir nada. Quem pede, quem vai tomar essa decisão, és tu."




in 'pode um desejo imenso', by Frederico Lourenço.

Sem comentários: